segunda-feira, 12 de outubro de 2009


Volkswagen carro "popular" e colocou esta obrigação nas mãos de Ferdinand Porsche (ele mesmo, criador dos Porsches). Este projetista deveria criar um carro com velocidade máxima de 100 Km/h, ser capaz de enfrentar subidas com 30% de elevação, com consumo médio de 12,5 Km/l de gasolina e que não poderia custar mais de mil marcos. Na própria garagem de sua casa o engenheiro fez todo o protótipo, que mantém as mesmas características de hoje: tinham motor traseiro de quatro cilindros opostos dois a dois, refrigeração a ar, tração traseira, suspensão independentes nas quatro rodas com barras de torção, distância entre eixos de 2,5 m, bitolas de 1,2 m e um peso de 650 Kg. Até 1937 foram feitos testes com o automóvel, observando-se que era muito resistente. Em 1938 começou-se a produção em uma fábrica em Wolfsburg, logo paralisada para atender os interesses da guerra, produzindo veículos militares. Após a guerra, em 1946, reinicia-se a produção do Fusca e neste ano já temos 10.000 exemplares circulando. Em 1948, 25.000 e alguma unidades já nos Estados Unidos, onde a produção estourou criando uma nova era na história do automóvel. Em 1949, já eram 50.000 Fuscas, e este número aumentou ainda mais, tanto que em 1972 já tínhamos mais de 15.000.000 de unidades. Estima-se que o número tenha chegado a mais de 30.000.000 de unidades. Em 1959, o Fusca começa a ser fabricado no Brasil (modelo com duas janelinhas pequenas atrás). Já em 1961 a janela era unificada (foto do início da página, à esquerda) e, mais tarde, aumentada, única modificação que o melhor projetistas de carros da época conseguiu fazer (segundo ele, o Fusca era "perfeito desde o nascimento"). Em 1986 teve sua fabricação paralisada para ser reiniciada em 1994 e terminada, por vezes, em 1996. Agora, em 1998, tivemos a ótima notícia da retomada da fabricação do Fusca, agora remodelado e com motor 2.0 16 válvulas, bem diferente do motor 1200 que equipava as primeiras unidades.

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